Como colaborar na Comunidade Carioca de WordPress?

1º WordPress Meetup RJ

Antes de responder essa pergunta, eu vou contar um pequeno relato pessoal para contextualizar a minha resposta ok!?

Quando eu ainda tinha uns 20 e poucos anos, eu trabalhei como promotor de vendas da Lego. Sim, aqueles blocos de plástico de montar e que se você pisar descalço numa peça já sabe o que acontece!

Meu trabalho era promover da melhor forma possível a marca da empresa da qual eu vestia aquela camisa amarela. O objetivo macro era conquistar o máximo de espaço nas gôndolas possível das lojas e ter uma maior presença como opção de compra para o consumidor.

Em resumo, o meu trabalho era repor, arrumar, buscar novos espaços, negociar com os auxiliares, supervisores, gerentes por mais exposição dos meus produtos. O desafio era grande porque não só eu fazia isso, mas como todas as outras marcas que possuíam promotores também tinham a mesma meta.

Em geral, os outros promotores da Lego faziam o que os supervisores mandavam.

Mas eu não! 😀

Os supervisores rodavam todas as lojas diariamente e ficavam pouco mais de 30 minutos avaliando o nosso trabalho, conferindo a arrumação e o número de metros conquistados nas gôndolas. E era muita loja para eles cobrirem. Portanto, a estratégia do que fazer não era das melhores. Então eu fazia o aquilo que eu julgava melhor dentro do contexto da loja em que eu ficava lotado.

Eu SEMPRE tomava a iniciativa de negociar exposição dos nossos produtos TAMBÉM FORA do setor de brinquedos. Era época do dia das crianças e eu consegui negociar com TODOS os supervisores de outros setores para colocar os produtos da Lego em outras sessões.

Resultado: 4 vezes mais de venda naquele ano na minha loja.

Claro que eu não ganhei nada com isso. O meu salário ainda sim era o mesmo. Só quem ganhou foi a Lego e a loja onde eu atuava.

Isso não acontece com o WordPress!

Quanto mais eu contribuo para o WordPress, mais pessoas são beneficiadas, mas acima de tudo, eu também serei beneficiado, ainda que indiretamente. Aqui não há nenhum supervisor dizendo como você deve agir. Ninguém dirá se você pode ou não traduzir um plugin, criar um template, palestrar num Meetup, e tampouco organizar um WordCamp!

Eu mesmo não acreditava nisso no começo.

Meu amigo Cadu sempre acreditou no conceito de comunidade, e me chamou para contribuir com o WordPress e eu fui o primeiro palestrante de um Meetup no Rio de Janeiro e desde 2014 sou um dos organizadores do WordCampRJ e fiz o layout desse site em que vocês estão lendo esse artigo. Aliás, artigo esse que ninguém me disse para escrever!

Então, respondendo a pergunta do título.

Qualquer coisa que você fizer com o objetivo de melhorar o WordPress é uma colaboração! Ninguém vai dizer o que você DEVE fazer. No máximo, sendo auxiliado por alguém mais experiente.

Nesse momento, existe um grupo desenvolvedores corrigindo os bugs do layout desse site lá no Github. Se você quer ajudar, entre para o grupo, pegue as ‘issues‘ que você quiser e dê o melhor de si. O mesmo ocorre para palestrar, traduzir, organizar Meetups e WordCamps.

FAÇA!

Não espere ninguém dizer como você pode contribuir.

Contribua!

Afinal, o WordPress não é meu, nem de nenhum dos organizadores da comunidade, nem de nenhum membro. O WordPress é de todos! Se cada um fizer um pouco que seja, já contribui muito para a comunidade.

Contribua e seja bem-vindo!