Você quer colaborar palestrando sobre WordPress?

imagem-destacada-voce-quer-colaborar-palestrando-sobre-wordpress

Foi com esse ‘tweet‘ que hoje eu provoquei a galera do Nordeste para perderem o medo e submeterem suas propostas de palestras para o WordCamp Fortaleza! O objetivo foi encorajá-los a mostrar o seu conhecimento para a comunidade, independente de qual seja a sua área.

Essa é a cultura do WordPress!

Quanto maior for a troca, mais a comunidade cresce, e claro, melhor o WordPress fica. E quem melhor que os próprios usuários para falar de como trabalham com o WordPress? A dúvida de um usuário pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça no desenvolvimento de um plugin por exemplo. Ou quem sabe a forma que um produtor de conteúdo interaja com o sistema de um jeito diferente mostre o caminho das pedras de uma nova função nativa na Interface!

Claro que muitas palestras focam em desenvolvimento e criação, métodos de produção, workflow, mas nós gostamos também de ouvir como os usuários planejam a comunicação nos temas escolhidos, que tipo de plugins recomendam e como configuram para gerar mais tráfego com o público, como desenham novas soluções, como optimizam e configuram servidores… não há limites para novos conhecimentos!

Mesmo com tanta oportunidade de troca de interações, ainda sim, o carioca ainda não é muito participativo! A galera ainda está tímida, ou mesmo sem saber porquê e como colaborar. E foi pensando nisso que resolvemos facilitar pra vocês e criamos esse mini-tutorial para estimulá-los.

Matt Mullenweg, criador do WordPress
Matt Mullenweg, criador do WordPress

Afinal, o que eu posso falar sobre WordPress?

Tudo. Literalmente!

Áreas como Desenvolvimento, Design, Infraestrutura, Performance, Marketing, Conteúdo são os tópicos mais pedidos pelo público, mas há espaço para muito mais! O fundamental é pensar na necessidade que um usuário de WordPress tem e que você possui a solução e pode passar adiante.

E como eu faço para colaborar?

A primeira coisa é documentar a sua ideia como se fosse uma aula, uma tese que você quer defender. Mesmo que a palestra seja engajada, é fundamental pensar que você vai ensinar pessoas a agir como você. Por isso é preciso levar em consideração os problemas, necessidades, desejos dos usuários e propor soluções práticas para isso. Não queremos entrar no seu processo criativo da palestra, não é isso, mas é legal você ter isso em mente, pois queremos que você exploda as mentes da galera assistindo a sua palestra!

Feito isso, remeta a sua proposta para a comunidade através do link wprio.org/queropalestrar que nós avaliaremos e se aprovado, agendamos uma edição de um meetup!

Cristiano Santos palestrando no 10º WP Meetup
Cristiano Santos palestrando no 10º WP Meetup

Ajudando também na divulgação!

De nada adianta a sua palestra ser bacana e de forte apelo, se ninguém souber que ela existe, por isso a divulgação é fundamental! E ninguém melhor no mundo para falar do seu conteúdo do que VOCÊ mesmo! Por isso além da palestra, é preciso que você crie os conteúdos dos nossos canais para provocar o público no interesse em assistir a sua palestra!

Então quando a sua palestra for aprovada você precisa criar os seguintes conteúdos:

  • Conteúdo programático para o site Meetup.com;
  • Artigo oficial do evento no site WPRio.org;
  • Menção para o Facebook e Twitter;

Claro, não se esqueça de divulgar o seu evento nos SEUS CANAIS! Acreditem, por mais óbvio que pareça, é muito comum o palestrante sequer divulgar que vai palestrar e perde a chance da sua rede participar comparecendo ao evento.

E na hora “H”, como agir?

A dica é sempre igual para todos! Seja você mesmo! Se você é sério, seja sério palestrando. Se é engajado, seja engajado. Não importa! O objetivo é trocar experiências e fazer do WordPress um CMS mais plural e que consiga atender o máximo de pessoas possível.

Sobre o formato de apresentação você também é livre para escolher! Pode ser palestra com slides, pode ser workshop, pode ter texto, imagens, áudio, vídeo, o que você achar melhor. A única questão é a disponibilidade do local quanto ao formato multimídia, mas que, em geral, temos conseguido sempre! Então, dê asas à sua imaginação!

Então para você que queria colaborar com a comunidade WordPress e não sabia como e nem por onde começar, fica o convite:

  • Busque algum conhecimento que você domine e que outras pessoas gostariam de aprender;
  • Elabore um bom argumento para a sua palestra e submeta-a para aprovação;
  • E por fim, compartilhe! A comunidade WordPress agradece!

Espero ter também colaborado com esse artigo!

😉