O que é WordPress

O WordPress é uma ferramenta do gênero conhecido como CMS. A sigla significa “content management system”, em um bom português sistema de gestão de conteúdo. A aplicação de um CMS como o WordPress dá a seus usuários o poder de gerenciar um site sem precisar dominar técnicas de desenvolvimento web.

Ao separar forma, função e conteúdo, o WordPress permite que designers, programadores e redatores possam trabalhar em conjunto, atuando cada um em seu campo específico. Seu uso simplifica o processo de publicação e gerenciamento de conteúdo na internet, sem que para isso precise abrir mão da robustez e versatilidade.

Como o WordPress adota a ideologia do Software Livre, seu uso é gratuito para qualquer finalidade, inclusive comercial.

Adoção e uso do WordPress

Criado em 2003 inicialmente com o objetivo de ser usado na criação de blogs, o WordPress evoluiu muito além do seu propósito inicial e tornou-se uma poderosa plataforma para execução de projetos dos mais variados: de páginas institucionais para pequenas empresas a projetos complexos como fóruns, lojas virtuais, ensino à distância, e até redes sociais.

O sistema de publicação de conteúdo mais popular do mundo, o WordPress está presente em mais de 24% dos 1.000.000 de sites mais visitados da internet. Um desses sites, o wordpress.com é uma rede que conta com mais de 30 milhões de blogs, todos usando WordPress.

WordPress no mercado de trabalho

O WordPress é parte essencial do dia-a-dia de designers, programadores, blogueiros, jornalistas, profissionais de social media e produtores de conteúdo em geral. Experiência em WordPress pode ser um diferencial no currículo.

Diversos marketplaces comercializam temas e plugins, e empresas oferecem serviços voltados para WordPress tais como hospedagem, suporte, criação e consultoria especializadas.

A comunidade WordPress

O WordPress possui uma comunidade de milhares de desenvolvedores produzindo temas e plugins que expandem as funcionalidades da ferramenta. Incorporando melhorias e adaptações através de contribuições da comunidade, novas versões do WordPress trazem atualizações e correções que são lançadas com frequência e rapidez.

Através de encontros como os WordPress Meetups e os WordCamps, a comunidade se reúne para troca de experiências e conhecimentos, discutir as últimas tendências e novidades, analisar o mercado de trabalho, alavancar a carreira e contribuir para a evolução do próprio WordPress.

Uma dessas comunidades é o grupo WP-Rio, um time de cariocas apaixonados pelo WordPress que organiza os encontros na cidade do Rio de Janeiro. Se você também acredita que código é poesia, junte-se a nós.