WordCamp Rio de Janeiro 2015

Mais um ano, mais um WordCamp

Pela segunda vez, o Rio de Janeiro sediou uma edição local do maior evento oficial de WordPress.

O sucesso que foi a primeira edição do WordCamp RJ, em 2014, provou que a cidade estava pronta para receber um evento à altura. Passada a euforia, a equipe de organizadores não se deu por satisfeita. Decidimos correr atrás de um novo desafio: como fazer um WordCamp melhor ainda em 2015?

A resposta para essa pergunta acabou virando o tema do evento: a comunidade.

Mais que um time: uma comunidade

A comunidade forte e ativa que se formou colaborando em torno do WordPress é um dos pontos mais fortes da plataforma. O Rio de Janeiro faz parte desse time e uma das principais metas do evento era estreitar os laços entre a comunidade local.

O número de pessoas participando dos meetups, encontros mensais para troca de conhecimentos e experiências, crescia a cada edição. Com o objetivo de colaborar para um interesse em comum, novos integrantes se aproximaram da organização, contribuindo de forma inteiramente voluntária.

Uma programação para todos os gostos

Entre palestras, painés e small-talks, a programação do WordCamp contou com nada menos que onze apresentações.

Com temas voltados para todo tipo de usuário de WordPress: desenvolvedores, designers, administradores de infra e criadores de conteúdo, o público pôde conferir dicas de produtividade, eficiência, colaboração open source e até colocação no mercado de trabalho.

Também foi a primeira vez em um WordCamp brasileiro a apresentar convidados internacionais, em uma palestra apresentada por representantes da própria Automattic, empresa responsável pelo WordPress.

WordCamp: um esforço coletivo

Todo o trabalho na preparação do WordCamp foi realizado de forma voluntária: desde a logo e o projeto gráfico, passando pela divulgação nas redes sociais, os textos escritos para o blog, e até  questões de contrato e contabilidade.

Foram meses de preparação para realizar o evento: buscar patrocinadores, encontrar um espaço para o evento, pilhas de documentos pra assinar, encaixar um ingresso a valor de custo na planilha de orçamento.

E haja reunião toda semana, algumas brigas e, nas semanas finais, muita noite mal dormida. Em meio a sangue, suor e lágrimas, muito orgulho de um trabalho bem-feito.

O legado do WordCamp

Conseguimos deixar a marca do Rio de Janeiro no mapa dos WordCamps ao redor do mundo. Trouxemos novos integrantes para a comunidade.

Realizamos mais meetups em 2015 do que nos quatro anos anteriores. Firmamos parcerias duradouras para sediar eventos até o final de 2016.

Lançamos um site para concentrar informações sobre a cena carioca de WordPress – sendo lançado como código aberto, junto com um sistema de geração de certificados.

Mas, acima de tudo, o mais importante: tivemos a chance de colaborar com aquilo que amamos e acreditamos – a força da comunidade carioca e mundial de WordPress!

Confira aqui as fotos do evento


Acesse todos os slides desse WordCamp