WordCamp Rio de Janeiro 2014

wordcamp2014

Durante alguns anos, Cristano Santos, Cadu de Castro Alves e Guga Alves organizaram meetups pelo Rio de Janeiro, reunindo a comunidade WordPress da capital carioca. Os meetups aconteciam sem uma regularidade definida já que a luta para conseguir locais para realizar o evento sempre foi grande, mas nosso intrépido trio nunca se deu por vencido. Participando de WordCamps fora do Rio de Janeiro, eles começaram a se questionar se não era possível realizar também esse evento oficial do WordPress em sua cidade, e embuídos do espírito open source, resolveram retomar os meetups e a lutar incessantemente por locais que apoiassem não só os meetups, mas começaram também a busca por um parceiro com um grande local que pudesse abrigar o WordCamp.

Os meetups foram acontecendo mais frequentemente, e Guga se lembrou que a ABRADI-RJ tinha uma parceria com o Senac que permitia o uso do auditório, mas que este não havia sido utilizado ainda, e bastou uma simples ligação para o presidente da ABRADI-RJ na época, o Gustavo Pereira, para ouvir: “Claro que ajudamos, no que depender da gente o evento de vocês já tem um local para acontecer”! Algumas ligações depois, o maior entrave para organizar o primeiro WordCamp carioca estava superado: Temos um local. Mas não pense que isso é tudo, essa história continua.

Local decidido, data definida: 20 de setembro de 2014. Guga entrou em contato com a WordCamp Central e conseguiu autorização para o evento, e assim nascia o maior desafio de todos: 3 pessoas, em meio a suas corridas vidas profissionais, tinham um evento para 250 pessoas que devia ser organizado em apenas 45 dias! “Eles são loucos” diriam alguns, “eles não vão conseguir” diriam alguns outros, mas o desafio foi abraçado e começou a correria. Faz o site, abre inscrição pras pessoas. Convida palestrante, avalia palestras avaliadas. Cadu, o Coffee Break! Guga, veja o conteúdo do site, Cristiano, artes, arte e mais artes, de tudo para o evento!

Parecia 100 metros rasos. Uma piscada de olho, se passou mais um dia. O relógio joga contra e a dedicação parcial virou dedicação exclusiva. Todos deixaram seus trabalhos praticamente de lado e não mediram esforços para o evento dar certo.. e não é que deu? No dia da realização do evento, mais de 210 pessoas estavam no evento, entre palestrantes, organizadores, voluntários e conferencistas. O time de voluntários vestiu a camisa e fez de tudo pro evento sair perfeito, os palestrantes deram um show. Que sucesso, que espetáculo. Guga até chorou na abertura, numa mistura de cansaço e estresse, e fez boa parte da plateia chorar junto, e fez todos sentirem desde abertura que era um evento feito com muito amor, muito suor, com toda dedicação possível para superar as expectativas de todos, e o feedback ao final do evento não poderia ser melhor. Tem até um vídeo legal de como foi o evento aqui abaixo:

Ficou um gostinho de quero mais, e essa galera se reuniu novamente, dessa vez com mais 5 pessoas na organização, e fez o WordCamp RJ 2015 também acontecer?

Como foi o WordCamp de 2015? Isso é assunto pra um outro post, afinal este post foi escrito alguns dias antes do WordCamp 2015 acontecer… mas pelo o que tivemos ano passado, você duvida que vai ser (ou que foi, se está lendo depois) mais um tremendo sucesso?

O Rio de Janeiro continua lindo, e de 2014 para frente, os corações do movimento open source puderam contar com mais um motivo de alegria e que engrandece a cidade. Bem-vindo WordCamp, espero que seja para ficar!